Uma verdadeira máquina do tempo. Embarque nesta viagem, aventure-se, visite o museu Ruy Menezes.

RuyMenezes

Museu a céu aberto; construído no início do século XX para sediar o Paço Municipal; sua arquitetura recebeu influência neoclássica e é de extrema relevância para a arquitetura da cidade, representa um período de grandes transformações culturais e econômicas.
Na fachada principal tem-se uma escadaria, 04 colunas que remetem aos elementos gregos e 02 estátuas em formato de águia encimando o prédio (que o tornou conhecido, no passado, como “Palácio das Águias” ); nas laterais erguem-se duas torres que lembram aspectos medievais; todos os ambientes contam com grandes janelas em madeira que propiciam excelente iluminação natural. (A energia elétrica chegou a Barretos em 1911).
O prédio foi construído na administração do então prefeito, Dr. Antônio Olympio Rodrigues Vieira, tendo sido o edital de licitação da obra publicado no dia 29 de abril de 1906, no jornal “O SERTANEJO”.
A pedra fundamental foi lançada no dia 02 de setembro de 1906, e sua inauguração aconteceu em 15 de novembro de 1907. Nele já funcionaram diversos órgãos públicos e desde 1979 funciona como Museu.
Tombado por Lei Municipal nº. 2.240 de 10 de novembro de 1988.
Atacado por cupins no início da década de 90, foi restaurado em 1995, e devolvido ao público em 1996.
Sua arquitetura mantém-se quase inalterada.

 

Visitas:
De 3ª. a 6ª. Feira – das 9:00 às 18:00horas
Sábados e domingos – das 9:00 às 13:00 horas

Pesquisas:
2ª. Feira – das 13:00 às 16:00 horas
6ª. Feira – das 9:00 às 12:00 horas e
das 13:00 às 17:00 horas.

Visitas monitoradas:
Informações e agendamento
Telefone: (17)3324-4255.

Informações Gerais
Museu Histórico Artístico e Folclórico “Ruy Menezes”
Entrada gratuita
Av. 17 nº. 311 – Pça. Francisco Barreto
CEP 14.780-290
Telefone: (17)3324-4255

 

http://museuruymenezes.blogspot.com/

 

museuA gravação em vídeo do projeto “Cultura é Currículo – Outros Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola”, acontece nesta sexta-feira, 31 julho/09, à partir das 7h, sem horário previsto para terminar. Neste dia o prédio estará fechado para o público. Anteriormente marcada para os dias 16 e 17 passados, foi adiado devido um dos atores ter contraído uma pneumonia. O projeto é idealizado pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e visa inserir os alunos da rede estadual em ambientes culturais. Neste projeto, o Museu, que acolhe os alunos em visitas monitoradas partindo da observação do patrimônio arquitetônico e relacionando o acervo museológico com os conteúdos de sala de aula, é parceiro da Secretaria de Estado da Educação. A equipe do Museu foi reforçada para assegurar a qualidade da parceria e hoje conta com três monitores que são orientados a absorver as curiosidades dos jovens e transformá-las em reflexão. Assim os monitores atuam como mediadores entre o discurso expositivo e os alunos. O Museu recebe através desta parceria uma média de 800 alunos por mês. “Graças ao excelente trabalho que sua equipe vem realizando junto a equipe da Regional de Educação de Barretos com os alunos de Barretos e região, tem sido bastante elogiado pela FDE”, conta Sueli Fernandes, encarregada do Museu. Resulta desta parceria a gravação do vídeo sobre o Museu que será realizado pela TV Cultura nos dias 16 e 17 de julho. O projeto teve início na capital paulista em 2008. A partir de 2009 foi ampliado para o interior. São apenas 45 museus do interior que estão participando do projeto. O vídeo é institucional e visa a divulgação do projeto. “A outra novidade é a digitalização do acervo iconográfico e documental que estamos realizando para facilitar a pesquisa e garantir a perenidade do acervo. Desta forma facilitamos o acesso sem prejuízo ao material, a versão digital do álbum do Centenário de Barretos já está disponível, os jornais das décadas de 10, 20 e 30 estão em fase de conclusão”, afirma Sueli.

Redator: Patrício Augusto – MTb: 20.128

FONTE: http://www.barretos.sp.gov.br/

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário